Juiz João é advogado e ex-juiz de Direito. Morador de Mauá desde 1972, chegou no município acompanhado de seus pais Celcina e Waldemar e seus irmãos. Iniciou sua carreira profissional aos 14 anos como office-boy numa metalúrgica no Jardim Capuava.
Aos 19 anos, ingressou como escrevente no Fórum de Mauá, quando se apaixonou pelo Direito. Ali decidiu iniciar os estudos para se tornar advogado e, posteriormente, juiz, profissão que exerceu entre 1993 e 2015. Foi quando aposentou-se, sendo homenageado pelo trabalho desenvolvido ao longo da sua carreira.
Candidato a prefeito de Mauá em 2020, recebeu mais de 37 mil votos ficando em terceiro lugar no pleito. Foi assessor especial do prefeito de Santo André, Paulo Serra, entre 2021 e 2022. Em janeiro de 2023, foi convidado pelo atual governador Tarcísio de Freitas para assumir a presidência da Fundação Casa, cargo que ocupou até maio deste ano.
Juiz João é candidato a vice-prefeito, em parceria com Marcelo Oliveira, num projeto político de desenvolvimento para Mauá, de proteção das pessoas e pela lisura no trato do orçamento público.