Marcelo Oliveira. Pra Viver e Ser Feliz

21/08/2024

Marcelo Oliveira nasceu em Mauá, em 10 de março de 1972. Seus pais, Francisco e Natália, vieram do Ceará, em busca de uma vida melhor para a família.


E escolheram Mauá para criar os três filhos, Ana, Marcos e Marcelo, e foram morar no Jardim ZaíraEra um tempo em que o bairro tinha as ruas de terra, faltava abastecimento e água e transporte, a saúde era precária na cidade, faltavam escolas e encontrar trabalho ali não era fácil. Muito esforçado, Marcelo Oliveira teve seus primeiros empregos no comércio ali mesmo e como motofretista. 


Foi trabalhar na GM, em 1994, época em que aderiu à militância sindical e à defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Protegeu muitas vidas defendendo segurança no ambiente de trabalho. sendo integrante da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA. Fora seis mandatos consecutivos, dos quais dois como vice-presidente.


Foi em 18 de outubro de 2000 que conheceu a pessoa que seria a sua companheira de vida, Fernanda, e se casaram em 20 de dezembro de 2008. "Foi a política que me trouxe Marcelo de presente, na verdade", lembra a esposa Fernanda. "A gente se conheceu numa campanha. O Oswaldo dias era candidato à reeleição para prefeito de Mauá no ano 2000. E eu trabalhava para um candidato, ele trabalhava na GM e nas horas vagas fazia campanha para outro. A gente se via nos comícios, eu paquerava ele, mas ele não me dava bola. Só depois do segundo turno que trocamos telefone e nos casamos em 2008", recorda.


Marcelo sempre valorizou a importância da educação e se graduou em Processos de Produção, com pós-graduação em Políticas Públicas. E é este exemplo que dá para os três filhos e que deseja para as crianças e jovens de Mauá: "A Educação é a melhor herança que podemos deixar para as futuras gerações. É preciso investir e se dedicar."


A luta em defesa de melhores condições de vida e de trabalho para o conjunto da classe trabalhadora logo o tornou um dirigente sindical de destaque. Em 2004 foi eleito diretor executivo da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUT/SP), onde exerceu dois mandatos. Em 2007, foi eleito diretor social do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, sendo reeleito três anos depois.


Em 2008 foi eleito para o primeiro mandato legislativo, sendo o vereador mais votado na história do PT de Mauá. Marcelo Oliveira foi reeleito como o mais votado da cidade de Mauá. No final de 2014, Marcelo foi escolhido pelos vereadores como Presidente da Câmara de Mauá para o biênio 2015-2016. O terceiro mandato consecutivo foi conquistado em 2016. Também foi líder de governo, de bancada e de oposição e integrou as comissões de Justiça e Redação (secretário e presidente), Finanças (presidente) e Cultura e Direitos Humanos (membro).


Em 2020, a população de Mauá escolheu Marcelo Oliveira para prefeito de Mauá, numa eleição marcada pela esperança e certeza da lisura e firmeza de seu caráter. 


Em sua gestão, Marcelo pode trabalhar muito pela cidade que ama e corresponder ao anseio de cada cidadão e cidadã. Anseio este por uma Mauá com as contas em ordem, com os serviços funcionando, com novas obras, mais investimentos, com participação popular e mais investimentos, para garantir o crescimento econômico e a geração de emprego e renda para a população.


Marcelo Oliveira acredita que "é o diálogo permanente com a população, o que torna o mandato democrático e ajuda a definir as prioridades de atuação."